Ler, estudar, desenhar ou trabalhar com luz inadequada ou insuficiente não irá danificar seus olhos, mas ocasionará cansaço frequente e desconforto ocular.
 Produz dor de cabeça, mal estar, irritação e baixo rendimento intelectual. Para se obter bons resultados oriundos da leitura de um bom livro é necessário que adotemos algumas posturas como : boa iluminação e uma postura adequada, ou seja, de preferência, sentado, pois deitado não é recomendado.

Boa iluminação implica em luz que não seja muito forte, pois poderá ofuscar nossos olhos, e nem muito fraca, pois poderá deixá-los cansados .A luz ideal é a natural. A iluminação que mais usamos é a artificial, por isso devemos manter o ambiente o mais claro possível e manter um foco de luz dirigido para o nosso campo de leitura ou trabalho.

A iluminação geral do ambiente ou a "iluminação de entorno" evita contrastes claro-escuro, que é um dos responsáveis pela "fadiga visual". O foco luminoso deve ser originado por luminárias reguláveis. Estas devem estar com a altura e ângulos corretos. A localização dessa luminária deve ser: do lado esquerdo para os destros e do lado direito para os canhotos. Dessa forma evita-se que a sombra da mão venha atrapalhar, caso estejamos escrevendo ou desenhando.