Excesso de gordura, proteína e álcool compromete função das lágrimas

O depósito de cristais nas lentes de contato – que as danifica completamente – pode indicar altas taxas de colesterol no sangue. Na opinião do oftalmologista Dr. Renato Neves, isso é resultado de uma dieta com excesso de proteína e gordura. “Em contrapartida, uma dieta bem elaborada, privilegiando alimentos
antioxidantes, pode trazer grandes benefícios à saúde ocular, retardando doenças como a degeneração macular, catarata, olho seco e tantas outras”.

De acordo com o especialista, todas as dietas saudáveis devem incluir grandes quantidades de frutas, legumes e verduras frescas, que podem ser consumidas ao longo do dia. A ideia é aumentar a ingestão de vitaminas, minerais, proteínas saudáveis, ômega-3 e luteína.

“Frutas de várias cores e verduras de tonalidade verde-escuro, como espinafre, couve e brócolis, contêm antioxidantes que protegem os olhos, reduzindo os danos provocados pelos radicais livres. Ovos, milho verde, mamão, laranja e kiwi também contêm luteína, substância fundamental no combate à degeneração
macular relacionada à idade. A esses alimentos, acrescentamos cenoura e abóbora, que também são ricas em vitamina A e contêm muita vitamina C”, diz Neves.

É importante, também, incluir na dieta fontes de ômega-3 e reduzir a ingestão de sódio. “Peixes, castanhas, óleo de linhaça e canola contribuem também para evitar a síndrome do olho seco – tão comum nas grandes cidades e na terceira idade. Mas, se alguns alimentos contribuem para a saúde dos olhos e para o bem-estar do paciente, o sódio pode colocar tudo a perder quando ingerido em altas quantidades, levando ao desenvolvimento de catarata. Por isso é tão importante ficar de olho nas embalagens e preferir comprar alimentos prontos com baixa quantidade de sódio”, conclui o médico.




Fonte: Press Página