28 de Mar de 2024

Concluído o 7º ano do Estudo Clínico com MiSight® 1 day! Experimento indica não haver efeito rebote no controle da miopia em crianças

O 7º ano do estudo demonstrou que as crianças que utilizaram as lentes de contato MiSight®1 Day não tiveram retrocesso no tratamento (rebote), ou seja, a desaceleração da miopia alcançada nos 6 anos anteriores se manteve em todos os pacientes envolvidos no estudo

A CooperVision, empresa multinacional especializada  no controle e gestão da miopia em crianças, anunciou as conclusões do estudo clínico referente às lentes de contato MiSight® 1 day, que foi realizado ao longo de sete anos. Os dados mostram que, um ano após o fim do tratamento, não houve nenhum indício de efeito rebote, o que comprova a sua eficácia. Esse foi o estudo mais longo do mundo sobre lentes de contato gelatinosas para o controle da miopia.

Foi observado um grupo que utilizou as lentes de contato MiSight® 1 day durante seis anos e o grupo controle, que começou utilizando uma lente de contato convencional de uso diário e a partir do terceiro ano do estudo passou também a utilizar a MiSight® 1 day. "Os dados mostram que há grande potencial para conter a progressão da miopia infantil. Crianças de diferentes idades e com diferentes níveis de miopia conseguem ter um excelente resultado", comentou Gerson Cespi, diretor-geral da CooperVision Brasil.

A mais recente análise de dados vai ainda mais longe ao demonstrar que as lentes MiSight® 1 day proporcionam um efeito de tratamento altamente desejado para o controle da miopia. O crescimento anormal do comprimento axial abrandou em média 50% em todas as idades testadas (8 a 17 anos). No sétimo ano do estudo, os participantes passaram das lentes MiSight® 1 day para lentes de contato monofocais para avaliar se o controle da progressão da miopia seria mantido. A progressão aconteceu apenas nos níveis considerados "normais para a idade" e não a uma taxa de "recuperação" acelerada, que anularia as melhorias anteriores no controle da miopia. Isso indica que não houve efeito rebote.

"Considerando que a miopia infantil progride mais rapidamente em crianças mais novas, quanto antes o tratamento for iniciado, maiores podem ser os benefícios. A CooperVision tem o propósito de contribuir para um futuro no qual as crianças se tornem adultos com uma melhor saúde ocular e os dados obtidos através deste estudo clínico mostram que estamos no caminho certo, e isso é extremamente gratificante. Agora temos a missão de levar essa informação para o maior número de profissionais possível, para que o tratamento possa ser disponibilizado para um maior número de crianças", explica Cespi. 

As lentes de contato MiSight 1 day são as primeiras e únicas lentes de contato gelatinosas aprovadas pelo FDA para desacelerar a progressão da miopia em crianças de 8 a 12 anos no início do tratamento. Em agosto, receberam a aprovação da Administração Nacional de Produtos Médicos da China (NMPA) para se tornar o primeiro produto indicado de qualquer tipo que pode reduzir a progressão da miopia.

Os dados da pesquisa foram divulgados no encontro anual da Academia Americana de Oftalmologia. Para mais informações, acesse o site oficial da CooperVision.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: assessoria de comunicação da CooperVision