18 de Abr de 2024

Especialistas listam quais são as principais medidas para evitar problemas oculares nessa época do ano

Carnaval

Fim de ano. Início das férias escolares. Mal terminou dezembro e as pessoas já começam a pensar em uma das festas mais populares no Brasil: o Carnaval. Basta olhar nas lojas para ver que o clima começa muito antes do que prevê o calendário oficial. No entanto, é importante saber que não dá para descuidar da saúde ocular, jamais. Maquiagens de procedência duvidosa, glitter, espuma, purpurina, aglomeração de pessoas. Os olhos sofrem um pouco com essa combinação, mas é perfeitamente possível aproveitar o Carnaval, sem adoecer. 

E como cuidar dos olhos? São tantas as opções de maquiagens e acessórios. Como saber escolher e o que evitar? Evitar maquiagens de terceiros já diminui as chances de pegar alguma infecção ocular; assim como só usar óculos escuros com proteção UVA e UVB. Também é essencial evitar que produtos, como o glitter e a espuma, caiam nos olhos. 

“O glitter é rico em materiais plásticos e tinturas, e pode apresentar baixíssimo grau de higiene. Já as espumas e excesso de maquiagem podem causar um processo irritativo e alérgico na região das pálpebras e globo ocular e infecções”, explica a oftalmologista Dra. Rita de Cássia Lima Obeid. Caso isso ocorra, lave com água em abundância, tanto a região das pálpebras, quanto da superfície ocular. E procure um oftalmologista para evitar maiores danos. Entre os problemas que podem aparecer com o uso de materiais do tipo estão a conjuntivite, irritações, alergias e até mesmo úlceras na córnea. 

 

 

 

 

Fonte: Portal CEMA