22 de Jan de 2020

O Natal está se aproximando e as crianças ficam ávidas por ganhar presentes, especialmente brinquedos. Mas é preciso tomar alguns cuidados na hora de escolher os produtos, de modo que não ofereçam riscos para a saúde ocular dos pequenos. Os mais perigosos para os olhos são os que contêm laser e os que lançam projéteis, como os que imitam arcos e flechas e armas de fogo. Os óculos de brinquedos também são prejudiciais, pois não costumam ter proteção UVA e UVB.

Divulgação / DINO
Divulgação / DINO

De acordo com o oftalmologista Dr. Hilton Medeiros, alguns brinquedos com laser têm elevado potencial de causar lesão ocular nas crianças. "Não é só a radiação emitida pelo sol que pode causar lesões na retina e levar à perda da visão, a radiação emitida pelo laser também pode. Por curiosidade e por não ter maturidade para compreender os riscos, os pequenos costumam olhar diretamente para esta luz. Ocorre que fixar a visão por mais de 10 segundos no laser, dependendo da potência, pode causar sequelas irreversíveis à visão", afirma o médico.

O especialista explica que a radiação é mais prejudicial aos olhos das crianças do que dos adultos por serem mais sensíveis. "Até 10 anos de idade, os olhos são mais sensíveis porque a transparência da córnea e do cristalino são maiores, reduzindo a capacidade de filtrar os variados tipos de radiação. Em função disso, o risco de as crianças sofrerem lesões oculares são maiores, podendo resultar em períodos transitórios de turvação da visão até a perda irreversível da acuidade visual", esclarece Medeiros.

Segundo a Academia Americana de Oftalmologia, cerca de 1 em cada 10 crianças que sofre uma lesão ocular é atingida por brinquedos, conforme um estudo de 2014. Um arco de brinquedo que dispara dardos a mais de 100 metros de distância encabeçou a lista de brinquedos mais perigosos deste levantamento, devido ao seu potencial de causar ferimentos nos olhos.

Por mais que pareçam inofensivas, mesmo as versões de brinquedo dos arcos e flechas que têm projéteis feitos de espuma de plástico podem causar sérios danos aos olhos de uma criança, se usados muito próximos do rosto. Além disso, os dardos e flechas plásticas podem arranhar os olhos, causando abrasões da córnea, ou, no caso de pontas, podem perfurar os olhos, danificando permanentemente a visão de uma criança.

Apesar da fabricação e comercialização de armas de brinquedo serem proibidas no Distrito Federal e em outras Unidades da Federação, elas estão disponíveis para venda na internet. "Ferimentos oriundos de pistolas de airsoft e armas de paintball, por exemplo, podem causar descolamento da retina, sangramentos na parte inferior dos olhos, glaucoma e cataratas traumáticas", esclarece Hilton Medeiros.

Com relação aos óculos de brinquedo, não basta proteger da luminosidade, é preciso proteger contra a radiação UVA e UVB do sol, pois ela pode danificar a córnea, o cristalino e a retina. "Se as lentes não protegem os olhos, os raios ultravioletas passam e afetam a retina mais severamente do que se a criança não estivesse usando nenhum tipo de lente, podendo levar ao desenvolvimento de pterígio, retinopatia solar, tumores conjuntivais e palpebrais, degeneração macular e até acelerar o desenvolvimento de catarata", ressalta Hilton Medeiros, lembrando que os efeitos da radiação são cumulativos e que, em médio ou longo prazo, podem provocar doenças nos olhos desde a infância ou adolescência.

O ideal é buscar alternativas de presentes seguras. O oftalmologista aconselha os pais a ficarem atentos às instruções nas caixas e nos manuais dos brinquedos, além de confirmarem se está descrito algum tipo de perigo para a saúde visual. No caso de brinquedos com laser, o produto deve atender aos requisitos para produtos a laser, incluindo limitações de potência. Por fim, deve-se evitar adquirir brinquedos em camelôs e feiras de rua, pois há chances de serem falsificados ou de serem importados e não cumprirem especificações técnicas de segurança estabelecidas pela legislação nacional.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Website: http://www.clinicadeolhosjoaoeugenio.com.br