29 de Mar de 2024
Foi realizado na última quinta-feira (30) no XIX Congresso Brasileiro de Prevenção da Cegueira e Reabilitação Visual, divulgado pelo Portal da Oftalmologia, primeiro simpósio “Prevenção da Cegueira - Otimizando seu trabalho no consultório privado com o atendimento na comunidade”.

O simpósio, no Salão Yemanjá, enfatizou, dentre outros temas, como suprir a necessidade da saúde ocular na comunidade, o compartilhamento dos espaços entre as clínicas privadas e o Sistema Único de Saúde (SUS) e as organizações sociais e o SUS. Além disso, houve apresentação acerca dos custos para os pacientes no período pós-operatório da cirurgia de catarata e o credenciamento universal e a visão do oftalmologista sobre o assunto.

Ainda na quinta-feira, às 15h, também no Salão Yemanjá, foi abordado o tema oficial do evento “Prevenção da Cegueira: 10 anos para 2020”, que pretende falar sobre as proposições da ação mundial Visão 2020, uma iniciativa global para eliminar a cegueira evitável, idealizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em conjunto com a Agência Internacional para a Prevenção da Cegueira (IAPB, sigla em Inglês).

Dentro dessa apresentação, estiveram em pauta questões de interesse público, a exemplo de “Controle de Cegueira: catarata, glaucoma, retinopatia diabética e tracoma”, “Como o Programa de Saúde da Família pode prevenir cegueira” e “Controle de Cegueira: infantil,erros refrativos, baixa visão”.


Fonte: Correio da Bahia