14 de Nov de 2018

 b_300_0_16777215_00_https___hypescience.com_wp-content_uploads_2018_10_ilusao-ponto-preto.jpg

Doze pontinhos pretos dançam nesta imagem. Você pode tentar mover os olhos bem rápido para ver todos ao mesmo tempo, mas os que estão na visão periférica sempre desaparecem.

Pontos que desaparecem

Esta é uma peça clássica de ilusão de ótica de exclusão de pontos, aquela em que há várias círculos pretos no cruzamento de linhas grossas. Eles desaparecem quando olhamos para outros cruzamentos. Ainda não temos uma explicação definitiva para este efeito. A hipótese prevalecente é que temos maior sensibilidade no centro da visão do que na visão periférica. Então deixamos de ver os pontos que estão fora do centro. Para compensar, o cérebro tenta adivinhar o que está ao redor, criando os pontos cinza.

Pontos que aparecem

ilusão-grelha-de-hermann.png

Já a grelha de Hermann é um pouco diferente. Nela, os círculos cinza ou preto não existem de verdade, mas os olhos que os criam. Normalmente as linhas são brancas e os quadrados são pretos, mas as linhas podem ser amarelas e os quadrados azuis, por exemplo. O que importa é que haja contraste e que as linhas sejam grossas. Esta ilusão acontece porque as células da retina tentam ajustar o brilho da imagem ao compensar a intensidade de sinais de luz em pequenas seções. [Popular Science]

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Portal Hypescience