28 de Mar de 2024

De vez em quando acontece uma ardência nos olhos, que traz incômodo, irritação e até mesmo dor. Muitas vezes a ardência nos olhos é passageira, causada por uma interferência do meio. Outras vezes a ardência persiste, trazendo um incômodo constante. Nesses casos, a visita ao oftalmologista é imprescindível para fazer um diagnóstico acurado das causas da ardência, além de indicar a melhor forma de tratamento.

A seguir, conheça três problemas oculares que podem causar ardência nos olhos.

O que é ardência nos olhos?

Antes de conhecer os problemas oculares que podem causar ardência nos olhos, é preciso entender o que é essa ardência. Esse incômodo na vista é uma irritação ocular, que muitas vezes descrevemos como se tivéssemos a sensação de estar com areia nos olhos ou com os olhos ardendo.

Um ponto de atenção muito importante é que a irritação ocular provoca a sensação de coceira nos olhos. A tendência é que se coce o os olhos com muito mais frequência quando se tem ardência nos olhos com a intenção de aliviar o incômodo. É preciso conter essa tentação e não coçar os olhos por duas boas razões:

Ao coçar os olhos você estimula a produção de substâncias químicas próprias do olho, o que vai aumentar ainda mais a sensação de ardência e vontade de coçar;Outro motivo para não coçar os olhos é que você aumenta as chances de contágio, se for o caso, para o outro olho, agravando ainda mais a situação.Quais os principais problemas oculares?Conjuntivite

Um dos maiores problemas oculares que causa ardência nos olhos é a conjuntivite. Os principais sintomas dessa inflamação, além da ardência dos olhos, são vermelhidão, lacrimejamento, formação de secreção e sensibilidade à luz. O principal agente causador da conjuntivite são as bactérias, vírus e fungos.

Alergia

Outro problema bastante comum que causa ardência dos olhos são as alergias. A alergia do olho nada mais é que uma resposta do sistema imunológico à presença de algum corpo estranho nos olhos. Ou seja, quando você fica exposto aos ambientes com muita incidência de poeira, poluição, fumaça, os olhos podem reagir a esses elementos estranhos, causando ardência.

É comum também as pessoas desenvolverem alergias ao longo dos anos, por exemplo, passar a ter alergia a produtos cosméticos, maquiagem e esmaltes. Além da ardência nos olhos, as alergias geralmente têm sintomas como coceira, olhos vermelhos e lacrimejantes, pálpebras inchadas e descamação da pele ao redor dos olhos.

Olho seco

A ardência dos olhos pode ser causada também pelo olho seco. O olho ressecado não produz lágrimas em quantidade suficiente, não sendo lubrificado adequadamente, trazendo a sensação de ardência. Quem tem olho seco geralmente sente muito incômodo quando exposto a ambientes externos e entram em contato com ventos, fumaça ou luz. O mau uso ou o uso contínuo de lentes de contato também pode ocasionar o olho seco, causando ardência nos olhos.

Esse problema ocular pode acontecer em qualquer idade e precisa ser tratado com atenção, já que o tratamento inadequado ou displicente pode acarretar em doenças mais sérias e prejudiciais à saúde dos olhos.

 

 

 

 

Fonte: Grupo HOSP