20 de Abr de 2024

Telepresença foi inserida em cursos da área da saúde no Paraná e está permitindo aos estudantes redução de custos, economia de tempo e melhor aproveitamento das aulas

teleaula

​Um dos maiores desafios do ensino é melhorar a sua qualidade e a tecnologia tem sido uma grande aliada, proporcionando experiências diferenciadas aos alunos. Um exemplo de  sala de aula do futuro, que utiliza a inovação tecnológica para melhorar rendimento das aulas, é realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná. No local, foi implantada a tecnologia de Telepresença, uma solução que permitiu aos alunos da área da saúde acompanhar, ao vivo, diretamente de suas salas os procedimentos cirúrgicos feitos no Hospital Universitário. A novidade melhora a qualidade das aulas, poupa o tempo de professores e alunos com deslocamentos e também reduz despesas com material para entrar em centros cirúrgicos.

“Apresentamos uma solução para atender as necessidades da UEPG. Identificamos que as soluções de Colaboração atenderiam as demandas da instituição. Também oferecemos o gerenciamento do projeto, o que dá uma tranquilidade ao cliente de que o serviço irá funcionar perfeitamente durante todo o contrato”, afirma Will Airton Sebben, executivo de contas da Teltec Solutions, responsável pela implantação da tecnologia na UEPG.     

O investimento para melhorar a experiência e aprendizado dos alunos também colaborou para a redução de custos. Para levá-los diretamente para as salas de cirurgia do hospital era preciso investir em equipamentos de segurança e higiene como luvas, roupas, toucas e máscaras. Com a telepresença, mais estudantes, de vários locais, são integrados às aulas, e trocam informações ao mesmo tempo sobre os procedimentos.

A Telepresença traz a possibilidade de que alunos que não possam comparecer fisicamente às aulas, tenham acesso aos conteúdos ou mesmo participem das aulas remotamente, via webconferência. A técnica permite também uma maior visualização da cirurgia, pois a câmera fica focada no procedimento e na equipe médica. Isso garante que todos os alunos tenham a mesma visão do cirurgião. Futuramente eles poderão participar, de qualquer lugar, de palestras e oficinas, melhorando o aprendizado por meio da solução implementada pela Teltec.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação da UEPG