24 de Abr de 2024

O Paraná realiza este ano pela primeira vez a campanha Abril Marrom - de prevenção e combate às diversas espécies de cegueira. A Lei 19.097 foi sancionada em 2017. Em Toledo, as ações de saúde ocular serão levadas aos alunos da rede estadual e municipal através de palestras e testes oftalmológicos. Na rede estadual, o Núcleo Regional de Educação viabiliza parcerias para promover campanhas educativas. No dia 26 de abril, com o apoio da Secretaria de Saúde de Toledo, será realizada uma palestra, às 8h30 no Centro Estadual de Educação Básica para Jovens e Adultos (Ceebja).

Um médico da família falará sobre saúde ocular para os alunos atendidos na Sala de Recursos Multifuncional na área da Deficiência Visual, familiares e demais alunos do regular. Na sequência, às 10h15, a atividade será realizada com os estudantes do Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego. A programação segue em parceria com o Clube Lions Toledo no dia 27. Às 13h30, no Colégio Estadual Dario Vellozo, o oftalmologista Dr. Sérgio Sória, realizará uma palestra sobre saúde ocular e testes visuais com os alunos. A coordenadora do setor de Educação Especial Renice Cecilia Gafuri explica que a campanha foi aderida pela importância na Educação.

“As atividades de divulgação têm objetivo de minimizar problemas visuais em nossas crianças, adolescentes e adultos, que muitas vezes desenvolvem doenças visuais severas e até a cegueira, por falta de informações e tratamento adequado”, afirma o médico.

Rede municipal

A Secretaria de Saúde de Toledo também realiza a Campanha Abril Marrom na Escola Municipal Orlando Bassie em Novo Sarandi. No dia 26 de abril, às 9h, a enfermeira Bruna ministrará palestra sobre combate e prevenção à cegueira.

Programação

Dia 26/04 (Quinta-feira): Escola Municipal Orlando Bassie, em Novo Sarandi - Palestra sobre prevenção e combate à cegueira - 9h

Dia 26/04 (Quinta-feira): CEEBJA - Palestra sobre saúde ocular - 8h30

Dia 26/04 (Quinta-feira): Colégio Estadual Luiz Augusto Morais Rego - Palestra sobre saúde ocular - 10h15

Dia 27/04 (Sexta-feira): Colégio Estadual Dario Vellozo - Palestra sobre saúde ocular e testes visuais - 13h30

 

 

 

 

 

Fonte:https://www.oparana.com.br