19 de Abr de 2024

 b_300_0_16777215_00_https___hypescience.com_wp-content_uploads_2018_04_lentes-contato-escurecem-sol-838x404.jpg

A Administração de Drogas e Alimentos dos Estados Unidos aprovou para comercialização as primeiras lentes de contato que escurecem automaticamente no sol. Um aditivo especial torna as lentes mais escuras conforme elas são expostas à luz brilhante, sendo que elas clareiam novamente em condições normais ou sem luz. Esta é a primeira lente de contato a incorporar a mesma tecnologia já usada em óculos que escurecem automaticamente ao sol.

Quem pode usar

As lentes Acuvue Oasys são comercializadas pela Johnson & Johnson Vision Care Inc., utilizando a tecnologia Transitions Light Intelligent. Elas são gelatinosas, de uso diário e tem validade máxima de 14 dias. Usuários não devem dormir com elas, nem as expor à água. As lentes podem ser usadas por pessoas com miopia ou hipermetropia. Também podem ser usadas por pessoas com certos graus de astigmatismo e curvatura anormal do olho.

Certos pacientes, no entanto, nunca devem utilizá-las, incluindo pessoas com inflamação ou infecção nos olhos, com doenças ou lesões oculares, com olho muito seco ou com condições alérgicas que podem ser exacerbadas pelo uso desse acessório.

Testes

A aprovação da Administração de Drogas e Alimentos foi baseada em pesquisas que incluíram um estudo clínico de avaliação do desempenho das lentes de contato durante direção diurna e noturna em 24 pessoas.

O teste concluiu que as lentes não afetam o desempenho de condução, nem da visão.

 

 

 

Fonte: Hypescience