17 de Abr de 2024

quebrando cigarro 1024x683

O tabagismo é responsável por 200 mil mortes ao ano no Brasil. O vício é ainda causador de alguns problemas oculares, como catarata, glaucoma, doença de Graves, degeneração macular e queda de pálpebra. Porém, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, cerca de 20% da população brasileira com 25 anos ou mais ainda é fumante.

Para esclarecer a população sobre os danos ocasionados pelo tabagismo, as principais doenças oculares resultantes dessa prática são:

Queda da pálpebra

A queda da pálpebra ocasiona não só um problema estético, mas também é responsável pela diminuição do campo visual, ardência e lacrimejamento constante. Para corrigir o problema, o ideal é realizar a cirurgia conhecida como blefaroplastia.

Catarata

A catarata é uma doença caracterizada pela opacificação do cristalino, consequência do tabagismo. Isso ocorre, pois os produtos químicos que compõem o cigarro atingem não só de forma sistêmica, mas também a superfície dos olhos durante o consumo. Os sintomas da doença são visão turva e embaçada e, em casos extremos, cegueira reversível. A única forma de combater o seu avanço, uma vez que já fora contraída, é a cirurgia para a remoção do cristalino e a colocação de uma lente intraocular artificial.

Glaucoma

É uma doença causada pelo aumento de pressão ocular interna e dano causado ao nervo óptico devido ao uso do cigarro. Uma das formas de tratamento é o uso de colírios específicos. No entanto, há um procedimento que consiste em tratar algumas formas da doença por meio de laser, a Trabeculoplastiva Seletiva a Laser (TSL), trazida pioneiramente ao Brasil pela Cerpo Oftalmologia.

Degeneração Macular

Comum entre pessoas com mais de 50 anos, a Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI) ocorre devido a uma lesão na mácula, área que permite enxergar detalhes finos com clareza. A doença pode ser controlada com uma combinação de vitaminas, antioxidantes e zinco, mas apenas se estiver em estágio inicial. Esse procedimento não irá reverter o processo, apenas amenizá-lo. Outras formas de tratamentos recomendadas são a cirurgia a laser (terapia fotodinâmica) e alguns medicamentos que impedem a formação de novos vasos sanguíneos no olho.

Doença de Graves

Alteração na glândula tireoide, que resulta no inchaço dos músculos ao redor do globo ocular, deixando-os com aparência de olhos saltados. Os sintomas são dificuldades para piscar, fechar os olhos e até a perda da visão. A Doença de Graves é tratada com medicamentos para o hipertiroidismo, radiação ou cirurgia, principalmente quando é necessário que o globo ocular volte à posição normal. Em casos de irritação, recomenda-se tapar os olhos à noite, para que os olhos não sequem, uso de óculos escuros e colírios.

Fonte: Visão Laser