19 de Set de 2018

O uso dos óculos de sol vai muito além de uma questão de estilo e conforto. As lentes escuras ajudam a proteger os olhos e a pele da região contra os raios UVA e UVB, importantes causadores do câncer de pele e doenças dos olhos, como a degeneração macular, que torna a visão embaçada e com uma mancha escura no centro, catarata precoce e pterígeo, crescimento sobre a córnea de um tecido fibromuscular esbranquiçado que dificulta a visão.

"Em um ambiente muito iluminado, as pupilas se contraem como uma forma de proteção contra o excesso de luz e raios nocivos. O uso de lentes escuras faz com que as pupilas se dilatem para que os olhos recebam mais luz e possam enxergar melhor, o que os deixa mais expostos é a radiação solar. Por isso, o uso do acessório é fundamental, mesmo nos dias mais frios ou nublados", explica o oftalmologista Dr. Jae Min Lee.

Para obter todos os benefícios da proteção, é preciso utilizar óculos de sol de qualidade. "Os produtos sem certificação não filtram os raios UVA e UVB. Como as lentes não tem prazo de validade, vale a pena investir em um bom acessório. Opte por lentes maiores e que fiquem mais próximas aos olhos e sempre questione sobre a presença dos filtros aos raios solares", orienta o especialista.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de comunicação do Hospital São Camilo