11 de Dez de 2017

Uma mudança feita pelo Google no Android vai prejudicar o funcionamento de diversos de apps. A alteração na API de acessibilidade fará com que aplicativos não consigam ler as informações que precisam para seu funcionamento. O Google anunciou uma mudança nas regras da plataforma de acessibilidade do Android que vai eliminar uma brecha explorada por desenvolvedores na hora de oferecer alguns serviços para os usuários.

A plataforma em questão, chamada Accessibility Services, existe fundamentalmente para ajudar usuários com dificuldades de acessibilidade, como pessoas com deficiência visual, por exemplo. Mas, na forma como ela existe hoje, pode ser usada por outros apps que oferecem algumas facilidades aos usuários do Android.

Apps que permitem preencher senhas automaticamente, ou que copiam e gerenciam texto no clipboard, não vão mais poder usar a API em questão para realizar essas tarefas. A partir de agora, o Google limita as funcionalidades da API para funções que auxiliem usuários com problemas de acessibilidade e nada além disso. A ideia da empresa é solucionar riscos de segurança envolvidos em permitir a leitura da API por outros apps.

Isso deve prejudicar apps populares como LastPass, BatterySaver e o Universal Copy. Os desenvolvedores foram contatados pelo Google para ou remover a funcionalidade ou achar outra forma de colocá-la no app sem usar recursos que envolvam a Accessibility Services.

 

 

 

 

 

Fonte:https://olhardigital.com.br/