28 de Mar de 2024

Especialistas alertam sobre a importância da proteção dos olhos todos os dias do ano

No dia 21 de agosto, o eclipse solar promete deixar parte da população mundial com os olhos voltados para o céu. Nos Estados Unidos o espetáculo será total, com a Lua encobrindo completamente o Sol. Já aqui no Brasil, haverá uma cobertura parcial e ele poderá ser apreciado em algumas regiões do país. No entanto, antes de assistir ao espetáculo é importante entender a importância de proteger os olhos dos raios solares, não só neste dia, mas durante todo o ano.

Com a proximidade do eclipse solar - que poderá ser visto nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sudeste, surgem dúvidas sobre a melhor forma de observá-lo. E este é um bom momento para alertar sobre dos perigos da exposição dos olhos aos raios solares. Mesmo que o Sol esteja parcialmente encoberto, como no caso do eclipse, a recomendação de oftalmologistas é nunca olhar diretamente para ele. “Os raios solares podem afetar a córnea, a mácula e a retina, causando diversos danos à visão, que podem ser irreversíveis”, afirma a oftalmologista Dra. Márcia Beatriz Tartarella, diretora da Sociedade de Oftalmologia Pediátrica da América Latina.

De acordo com a especialista, o grande problema é que durante um espetáculo como o eclipse, as pessoas ficam olhando diretamente para o Sol e por mais tempo, e esse comportamento não é seguro nem mesmo usando óculos escuros. “Para assistir ao evento de forma segura, o ideal é que sejam utilizados equipamentos específicos para observação do Sol, mesmo assim, apenas por alguns segundos”, completa. Além disso, a oftalmologista também alerta quem pretende registrar o evento em fotos, já que não é seguro observar por meio das lentes de máquinas fotográficas, apenas com lentes especiais.

Faz quase 100 anos que um evento desta proporção não acontece nos Estados Unidos e, é claro, que o tema vem repercutindo em todo o mundo. No entanto, mais do que se prevenir para um momento pontual, é importante ressaltar que os cuidados com os raios solares devem ser tomados ao longo de todo o ano e por toda a vida. “A proteção dos olhos nem sempre é um assunto recorrente, mas é tão importante quanto a proteção da pele contra os raios emitidos pelo Sol. Além dos raios UV, a claridade e a luz azul, também emitida pelos aparelhos eletrônicos, mas em menor quantidade, podem acarretar diversos danos à visão, até mesmo cegueira”, afirma Tatiana Nardez, gerente de marketing da Transitions Optical Brasil.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Transitions Optical Brasil