24 de Abr de 2024

Evento de lançamento do espaço e apresentação do simulador EyeSi® recebeu chefes de residências médicas em Oftalmologia e os responsáveis pelos treinamentos cirúrgicos

O Laboratório Latinofarma, especializado no segmento de Oftalmologia, e o Instituto da Visão (IPEPO) inauguraram, no final do último mês, um “Centro de Simulação de Micro Cirurgia Oftalmológica”. O objetivo dessa atuação conjunta é colaborar com a educação médica, favorecendo a ampliação do conhecimento dos médicos oftalmologistas, o que impacta positivamente na assistência oftalmológica no Brasil.

Na ocasião, foi apresentado o equipamento EyeSi®, um simulador de cirurgias oftalmológicas que permite ao médico residente treinar em ambiente virtual complicações cirúrgicas antes que elas aconteçam na vida real. É a única instalação no Brasil, que possui os módulos de catarata, retina e vítreo no mesmo equipamento. De acordo com a Sociedade Brasileira de Oftalmologia (SBO), a cada ano, surgem cerca de 550 mil novos casos de catarata no País. Para suprir essa demanda, o simulador EyeSi® pode ser utilizado pelos médicos em formação, visando o treinamento cirúrgico em ambiente protegido e de forma virtual antes de abordarem os pacientes na cirurgia real.

Durante o evento, diversos profissionais da especialidade oftalmológica discutiram sobre a tendência global do uso da simulação cirúrgica e ainda contou com depoimentos de médicos experientes e professores sobre as indicações de utilização do EyeSi®. Entre os presentes, estavam: Dr. Anderson Manvailer, preceptor de cirurgias de catarata do Instituto Suel Abujamra; Dra. Ana Luisa Höfling-Lima, professora titular do departamento de oftalmologia na Escola Paulista de Medicina (UNIFESP); Dra. Keila Monteiro de Carvalho, Secretária Geral do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO); Maria Auxiliadora Frazão, diretora do Departamento de Oftalmologia da Santa Casa de São Paulo, entre outros especialistas.

O Centro de Simulação de Micro Cirurgia Oftalmológica está localizado na Avenida Diógenes Ribeiro de Lima, 325, Alto de Pinheiros, em São Paulo.

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação da Latinofarma