20 de Abr de 2024

Estudo revelou que uma pesquisadora da Universidade de Oxford, no Reino Unido, criou a primeira retina com tecidos sintéticos

Em comunicado, a universidade britânica diz que, com a liderança de Vanessa Restrepo-Schild, o novo estudo é o primeiro a usar, com sucesso, tecidos biológicos gerados em laboratório e que, ao contrário dos implantes de retina artificial existentes, as culturas de células são criadas a partir de materiais naturais biodegradáveis. Assim, o implante será menos invasivo do que o dispositivo mecânico e será improvável causar uma reação adversa no corpo. A equipe de Vanessa Restrepo-Schild refere que a nova retina artificial, de dupla camada, imita uma retina humana que é composta por hidrogel (gel que tem água) e proteínas de membrana celular.

A pesquisadora diz que “o material sintético pode gerar sinais elétricos que estimulam os neurônios na parte detrás do olho, tal como o faz a retina natural”. Finaliza dizendo que pretende, ainda, aperfeiçoar as funcionalidades da retina, o reconhecimento das cores, símbolos e formas.

 

 

 

 

 

Fonte:http://boasnoticias.pt