29 de Mar de 2024

Comunidade poderá aferir pressão intraocular de graça

naom 525d7a5581dca

Nesta sexta-feira, 26 de maio, Dia Nacional de Combate ao Glaucoma, o Hospital Oftalmológico de Brasília (HOB) oferecerá, gratuitamente, exame de aferição da pressão intraocular aos usuários do Metrô do Distrito Federal, das 9h às 12h e depois das 13h às 17h, na Estação Galeria. A ação é uma parceria do HOB com o Metrô DF, representado pelo programa Metrô Solidário.

Aferir a pressão intraocular ajuda no diagnóstico do glaucoma, doença degenerativa e progressiva, que danifica as células do nervo óptico. Considerada a maior causa de cegueira irreversível no mundo, ela já atinge cerca de 65 milhões de pessoas no planeta, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), sendo o motivo de 4,5 milhões de casos de perda total de visão. “Muitas doenças oculares são assintomáticas em estágio inicial e a prevenção é fundamental para evitar qualquer perda visual”, afirma o Dr. Ricardo Yuji Abe, médico do Departamento de Glaucoma do HOB. 

No Brasil, mais de 900 mil pessoas são diagnosticadas com a patologia, que é crônica e não tem cura, mas que, na maioria dos casos, pode ser controlada com tratamento adequado e contínuo. Apesar de ser significativamente mais comum em adultos acima dos 40 anos, o glaucoma pode ocorrer em jovens e crianças. “Por isso, é necessário sempre um exame oftalmológico, com medição da pressão intraocular, exame do fundo de olho e campo visual. Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores as chances de proteger a saúde dos olhos", orienta o Dr. Yuji.

Serviço:

HOB NO DIA NACIONAL DE COMBATE AO GLAUCOMA

Local: Metrô DF – Estação Galeria (Setor Comercial Sul Q. 1 - Asa Sul, Brasília)

Data: 26/05 (sexta-feira)

Horário: das 9h às 12h e depois das 13h às 17h

Evento gratuito e aberto ao público. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do HOB