28 de Mar de 2024

A deficiência visual foi tema de palestra para os professores da Rede Municipal de Ensino de Nova Veneza na última sexta-feira, 26. O pedagogo Marcelo Loff ministrou a palestra e apresentou os trabalhos que são realizados com crianças que apresentam algum tipo de deficiência visual e as formas de promover o acesso ao conteúdo e a inclusão.

“O objetivo desta palestra foi desmistificar e trazer alguns conceitos relacionados a deficiência visual e os aspectos pedagógicos. É um trabalho realizado a cada dia, as barreiras e os preconceitos existem, mas a nossa função é desmistificar as coisas em relação a cegueira. É preciso tirar os mitos. A sociedade ainda atrela a cegueira a incapacidade. É possível, desde que se deem as condições necessárias”, destacou o professor Marcelo Loff que é cego e formado em pedagogia.

Segundo Loff é preciso separar a deficiência visual em cegueira e baixa visão. “Na cegueira já existe um trabalho onde é possível trabalhar com a criança, dentro da baixa visão tudo depende das características da patologia de cada aluno, não há um receita pronta. Ele precisa de acesso ao conteúdo e ações que promovam a inclusão”, ressaltou.

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte:http://radiohulhanegra.com.br