Com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento das diabetes, no dia 14 de novembro se celebra o Dia Mundial do Diabetes. A condição é o conjunto de doenças que resulta em altos níveis de açúcar e glicose no sangue, atingem mais de 12 milhões de pessoas no país, sendo que cerca da metade ainda não sabe ou não foi diagnosticada, este dados são da Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD).

Estes altos níveis de açúcar e glicose no sangue podem acabar prejudicando o bom funcionamento de órgãos importantes, como o coração, os rins, os vasos sanguíneos e, inclusive, os olhos. A maioria dos portadores de diabetes sofre de problemas de visão e precisa ter atenção dobrada para não deixar de enxergar. 

Pessoas com risco aumentado para retinopatia diabética são aquelas que não controlam os níveis de açúcar no sangue como deveriam, como também as gestantes e os hipertensos. Os riscos também aumentam ao longo da doença, ou seja, quanto mais tempo se convive com o diabetes, maiores as chances de apresentar algum problema de visão. Por fim, alguns grupos étnicos têm mais propensão à doença. É o caso dos afrodescendentes e dos hispânicos. 

 

 

 

 

 

Fonte: Hospitais São Camilo