No próximo dia 29, o Instituto promove aula ministrada pelo professor Wallace Chamon, da Escola Paulista de Medicina

Uma série de eventos marcam as comemorações dos 48 anos do Instituto de Olhos do Recife, ao longo deste mês. No próximo dia 29, o professor da Escola Paulista de Medicina, Wallace Chamon, realiza aula sobre “Cirurgia de Catarata a Laser” para inaugurar oficialmente o Laser Catalys, recentemente adquirido pelo IOR. Entre reformas na infraestrutura física e a aquisição do novo equipamento, o investimento do instituto chega a R$ 2,5 milhões. “Estamos muito satisfeitos, pois apenas três centros oftalmológicos do Norte/Nordeste possuem esse aparelho, sendo um deles o IOR”, ressalta um dos sócio-fundadores, Afonso Medeiros.

Ao longo dos últimos dois anos, a unidade do Espinheiro vem realizando uma série investimentos na sua infraestrutura e em aparelhos, para oferecer o que há de melhor em atendimento oftalmológico. Os serviços prestados pelo IOR são consultas, realização de exames convencionais e complementares, cirurgias ambulatoriais e com internação hospitalar, clínica especializada e, ainda, plantão 24 horas para emergências.

Com duas unidades, situadas nos bairros do Espinheiro e de Boa Viagem, o IOR  possui, hoje, em torno de 230 funcionários, além de uma equipe médica composta por mais de 40 oftalmologistas, todos com especializações no Brasil e no exterior, que atuam nas áreas de catarata, cirurgia refrativa, córnea, doenças da conjuntiva, estrabismo, glaucoma, lentes de contato, neuro-oftalmologia, oncologia, órbita, plástica, retina e vítreo, uveítes, vias lacrimais, dentre outras.

Sinônimo de qualidade, credibilidade e ética, o IOR se destaca, ainda, pela responsabilidade social e seu comprometimento com a educação, através da Fundação Ação Visual, seu braço filantrópico. Como forma de manter sua equipe atualizada e transmitir conhecimento e experiência aos novos médicos, a entidade comanda uma residência em oftalmologia, desde 2001, e fellowships desde 2008, sendo credenciados pelo Ministério da Educação e pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), respectivamente. Em média, são formados 12 residentes médicos e 5 graduandos em fellowship por ano, com especialidades como catarata, estrabismo, glaucoma, lente de contato e retina e vítreo.

O IOR também conta com um Departamento de Pesquisa Clínica, ligado ao Comitê de Ética em Pesquisa Médica do Hospital Agamenon Magalhães, responsável por julgar os estudos. O departamento é o único no Nordeste aprovado pela Anvisa e pela organização norte-americana Food and Drug Administration (FDA) para realizar pesquisas em oftalmologia. Até o momento, foram realizados estudos sobre glaucoma, mas o Instituto está apto a desenvolver investigações em outras áreas oftalmológicas.

Programação 48 anos IOR

29 de Abril

Dr. Wallace Chamon
Professor Adjunto da Escola Paulista de Medicina
19h00 – Aula Cirurgia de Catarata a Laser – Inauguração do Laser Catalys

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do IOR