
Um estudo, realizado nos Estados Unidos, afirmou que um medicamento oral, receptor de adenosina, mostrou-se seguro, eficaz e tolerável como tratamento para a síndrome do olho seco.
Pesquisadores conduziram a fase dois do processo de pesquisa, com participantes escolhidos aleatóriamente, para aferir a segurança e eficácia do CF101, um receptor da adenosina A3, conhecido como um bom anti-inflamatório. O agente tanto combate a necrose de um tumor quanto inibe a proliferação de reagentes das células t.
"O conceito em tratar a síndrome do olho seco com medicamento oral é baseado no conforto do paciente, que prefere ser tratado com este tipo de remédio do que com algum de uso tópico", afirma o estudo. O uso de CF101 para o tratamento da síndrome do olho seco foi permitido devido a este perfil de comodidade aparente e do efeito do anti-inflammatório ser de longo prazo, até 18 meses.
O estudo avaliou 33 pacientes tratados com CF101 e 35 com o placebo. A idade média entre os pesquisados é de 52,56 anos, no grupo do tratamento correto, e de 61,73, que utilizou o placebo.
Pacientes tratados via oral com pílulas de 1 mg de CF101 ou com o placebo, ingerindo os medicamentos duas vezes por dia, por 12 semanas. Estes participantes da pesquisa foram observados por duas semanas após o término do tratamento.
Os resultados preliminares apontam que, aproximadamente 25% dos pacientes apresentaram melhora nas 12 semanas de tratamento e no período seguinte. Todos estes números foram alcançados após análises seguras, feitas em laboratório e com o acompanhamento de profissionais capacitados.
Conclui-se, com este estudo, que os pacientes que foram tratados com CF101 tiveram uma significativa melhora nos males da córnea, como o olho seco.
Fonte: Portal OSN